top of page

Posts no LinkedIn: como escolher conteúdo para gerar percepção de valor


Ideias de conteúdo para o LinkedIn
Como escolher o bom conteúdo para posts no LinkedIn


É muito comum saber que profissionais super competentes, referência no que fazem, com boa visibilidade no mercado não conseguem escolher e comunicar temas interessantes e pertinentes para postar no Linkedin. Aliás, essa é uma dificuldade mais comum do que se imagina. Então é possível afirmar que fazer fluir a comunicação da marca pessoal é um problema que tem a ver com a falta de estratégia para a marca.

Desenvolver a Personal Brand é uma competência urgente e bem valorizada para a vida profissional, independentemente de função, profissão e cargo. Todo mundo precisa se comunicar bem pelo bem da imagem profissional e das oportunidades que podem surgir a partir da comunicação assertiva.

Um "to do list" para destravar a comunicação e gerar percepção de valor pessoal e profissional na rede.

O primeiro ponto parte de ter um objetivo. Por isso já deixo aqui duas perguntas a serem respondidas individualmente para facilitar esse processo:


  1. Como eu quero ser percebido no mercado em que atuo? (com valor, como referência...)

  2. Qual o meu objetivo profissional neste momento da minha vida e carreira? (quero conquistar uma promoção, quero mudar de atividade profissional, quero abrir mais oportunidades, quero melhorar a minha network, quero ser reconhecido como referência...)


Depois de responder a essas duas questões, vamos para a identificação dos pilares editoriais. Mais perguntas para ajudar a clarear esse ponto:


  • Você consegue identificar quais os temas que te envolvem? Os temas têm relação direta com a atividade profissional principal, a formação, temas dos projetos que o profissional esteja diretamente envolvido. Escolha até quatro temas. Aqui vale um adendo: para quem está em processo de mudança de atividade profissional, é importante começar a introduzir o novo tema como um dos pilares editoriais para comunicar.

  • Onde você busca atualização sobre os temas que te envolvem? Sites de notícias, de associações de classe, sites especializados, palestras, cursos, livros... Faça uma lista e consulte diariamente. Todas essas fontes de informação precisam ser checadas com regularidade porque é nelas que surgem os temas para comunicar no perfil da rede.


Definidos os temas que chamo de pilares de comunicação, faça uma varredura nas fontes de informação e escolha aquele assunto que você perceba como relevante dentro da sua área de atuação. O critério de escolha de um tema é muito importante porque estará diretamente ligado ao posicionamento que você adota.


Posicionar-se é ocupar uma posição definida sobre um tema. Quanto mais o profissional se apropria de um assunto, mais será lembrado em relação a ele. Por isso, ao abordar temas do seu universo de domínio, assuntos que te dizem respeito, emita opiniões justificadas, desenvolva um pensamento com base nas suas experiências pessoais, profissionais. Ensine, faça pensar.


A terceira parte é comunicar, postar no LinkedIn. Comece compartilhando um link de uma informação relevante, interessante, e complemente escrevendo três frases ou um parágrafo com o que você pensa sobre o assunto, traga uma experiência complementar, números, tendências, frases ou conceitos de outras pessoas.



Mapa de conteúdo



Uma informação importante: Atenção às primeiras três frases do post porque é o que vai aparecer na timeline dos seus contatos e seguidores. Se nas primeiras frases não tiver a informação mais importante, dificilmente alguém abrirá o post para ler mais. Veja este exemplo:

Post de


Gerar percepção de valor através de posts de conteúdo no LinkedIn é uma excelente estratégia de branding pessoal mas é preciso continuidade. Postar de vez em quando não trará o efeito desejado, muito menos a curto prazo.


Quer saber mais informações sobre a minha consultoria para o desenvolvimento da marca pessoal, posicionamento e comunicação? Entre em contato hoje mesmo: contato@lucianebemfica.com



Agora, me conta: esse conteúdo foi útil a você?

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page