top of page

Como escolher assuntos para postar nas redes sociais (e gerar valor)




Quem quer ocupar de modo inteligente os seus espaços digitais por meio da escolha dos assuntos para postar nas redes sociais (me refiro, sobretudo, ao LinkedIn e Instagram), precisa identificar e definir quais são os temas aos quais quer gerar percepção de referência, valor, autoridade, entendimento, interesse e respeito. São as linhas editoriais.


Comunicar de forma intuitiva, sem um pensamento estratégico e elaborado, leva à perda de tempo e desperdício de valor pessoal e profissional. O que é aleatório não é objetivo, concorda?

Cada pessoa com sua experiência pessoal e profissional é um universo composto por assuntos específicos. Por exemplo, um diretor de empresa de Tecnologia que deseja gerar valor pessoal e visibilidade profissional. É bem provável que os temas que giram em torno dele sejam (no macro): Tecnologia, Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, IA. Vejam que aqui citei quatro pilares que servem como temas-chave.




Repare que abaixo de cada tema-chave existe um ou mais assuntos que podem ser desdobrados como temas secundários. Elaborar o mapa de pilares editoriais personalizado é uma das etapas da minha consultoria para desenvolvimento e posicionamento de marcas pessoais.


Cada profissional precisa ter mapeado o universo de temas que têm a ver com quem ele é e o que ele faz. Assim fica mais fácil escolher e identificar os conteúdos que podem ser publicados nas redes sociais.


As redes sociais e suas características


É importante considerar que as redes sociais têm linguagens diferentes. Aqui um exemplo do mesmo post no LinkedIn e no Instagram com a mesma imagem e texto:





No Instagram:




O Instagram é uma rede essencialmente visual que privilegia vídeos e fotos, então é preciso ter cuidado para adaptar o mesmo conteúdo do LinkedIn, que é uma rede em que se usa mais fotos, PDFs e textos.



Algumas ideias para escolher assuntos interessantes para as redes sociais

  • Cases de clientes (desde que eles permitam);


  • Links de informações, notícias, desde que com opinião, insights, bem justificados:




  • Experiências boas e ruins:





  • Sugestões de livros, filmes e séries com insights relacionados ao trabalho ou à vida;

  • Lições e ensinamentos;

  • Eventos, participações, cursos, divulgação profissional.


Comunicar é uma habilidade fundamental, independentemente da atividade e função profissional. Te a ver diretamente com posicionamento e o modo como geramos valor para a nossa imagem de marca pessoal.


Saiba mais sobre a Consultoria para Desenvolvimento e Gestão da Marca Pessoal. Envie um email para contato@lucianebemfica.com ou entre no site: www.lucianebemfica.com



Luciane Bemfica é jornalista, especialista em Personal Branding desde 2017.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page